Cozinhar é uma brincadeira de crianças — cozinha de afetos RSS



Cozinhar com crianças: uma viagem sensorial

Cozinhar com crianças vai além de preparar refeições, é uma viagem sensorial que estimula a curiosidade, supera a seletividade alimentar e promove hábitos saudáveis. Este artigo explora como a cozinha pode ser um laboratório sensorial, onde os pequenos exploram sabores, texturas, aromas e cores, transformando cada refeição em uma aventura excitante. Descubra dicas práticas e educativas para envolver as crianças na cozinha, incentivando uma alimentação diversificada e consciente desde a infância.

Ler mais



Como preparar o ambiente na cozinha para as crianças?

A cozinha é dos locais da casa mais ricos para brincar, aprender e criar memórias afetivas em família. Na pedagogia Montessori essas atividades de cozinha são denominadas de “vida prática” em, uma vez que elas encerram em si um objetivo que é útil. Para que, mesmo os membros mais novos da família, usufruam desse espaço preparar o ambiente é o primeiro passo.

Ler mais



VIDA PRÁTICA: CRIANÇAS NA COZINHA

Para si, cozinhar é uma tarefa. Mas, para seu filho, é como fazer trabalhos manuais ou brincar. Aproveite para envolvê-lo nesta atividade, mesmo sendo muito pequeno. Cozinhar permite que o seu filho desenvolva a autonomia, confiança, criatividade, destreza e coordenação motora fina. Se o seu filho for um pouco mais velho, ele põe em prática conceitos aprendidos na escola, como leitura, matemática (unidades de medida, frações, multiplicações ou divisões se a receita precisa ser duplicada ou reduzida, etc.) e ciências (sobremesas frequentemente envolvem noções de química).

Ler mais